Historial

A Inestética companhia teatral foi fundada em 1991 e tem vindo a produzir projectos multidisciplinares que privilegiam uma abordagem contemporânea e experimental, com uma forte componente autoral, nas áreas do teatro, ópera e performance.

Estrutura artística residente no Palácio do Sobralinho, iniciou em 2013, com o apoio do Município de Vila Franca de Xira, o projecto de programação cultural Inestética no Palácio – Criação e Difusão das Artes, com o objectivo de estimular a criação artística, a circulação de espectáculos e o acesso da comunidade a espectáculos e eventos culturais de qualidade, nas áreas da música, teatro, ópera, dança, literatura, gastronomia, artes visuais, cinema e performance.

Entre 2006 e 2012, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolveu actividade no espaço Inestética Lounge, em Vila Franca de Xira, especialmente vocacionado para a promoção de projectos artísticos emergentes e de natureza pluridisciplinar.

Em 1998 tornou-se a primeira estrutura profissional de teatro do concelho de Vila Franca de Xira, tendo até à data produzido quarenta e cinco espectáculos, alguns dos quais apresentados em festivais nacionais e internacionais.
Promove ainda a realização regular de workshops e um programa de residências artísticas para novos criadores.

 

Direcção Artística
Alexandre Lyra Leite

Direcção
Alexandre Lyra Leite
Jorge L. Santos
Rita Leite
Cristina Rodrigues Pereira
Yara Cléo