THE SCUM SHOW de Alexandre Lyra Leite

THE SCUM SHOW
de Alexandre Lyra Leite
a partir de Tim Burton

Prémio de Reposição
Concurso “O Teatro na Década 03/04”

Clube Português de Artes e Ideias

O sinistro Homem de Veludo conta-nos a história de um casal que se vê confrontado com o nascimento de uma filha de aspecto invulgar. Vítima da demência dos pais a criatura acaba por ser assassinada, o que conduz à revolta da Parteira de Ferro e do Coro das Crianças Mutantes. Quando a Mulher Verde e o Homem Cinzento decidem ter outro filho abate-se sobre eles uma estranha maldição…

The Scum Show é um projecto multidisciplinar inspirado no texto “A Morte Melancólica do Rapaz Ostra” de Tim Burton, com libreto e encenação de Alexandre Lyra Leite e música original do grupo The Gift.

Composto por 8 andamentos, o espectáculo remete-nos para um universo habitado por estranhas criaturas, que reclamam o direito ao amor e à compreensão, num mundo dominado por estereótipos.

Um projecto no domínio do fantástico, pleno de sarcasmo e humor negro, que aposta na plasticidade do movimento, da imagem e do som, através do cruzamento de diferentes linguagens – teatro, dança, música e vídeo – de onde se destaca a participação especial dos Gift, que pela primeira vez conceberam uma banda sonora integral para teatro.

Banda-sonora disponível em CD

Sempre tive um enorme fascínio pelo universo fantástico.
Interessa-me sobretudo explorar a parte misteriosa e insondável do iceberg, onde nada é verdade e tudo é permitido. Que estranhas personagens habitam o nosso imaginário colectivo? E qual a relação entre elas e o real? (…) Um casal tem uma filha que não corresponde às suas expectativas. Este é o conflito, este é o dilema que os dilacera. Como aceitar a diversidade numa sociedade marcada pela crescente imposição de modelos comportamentais e culturais? Por outro lado levanta-se a questão ética da clonagem e do estudo da genética. Será que o futuro está reservado para seres padrão, reflexo da sociedade que os cria à sua imagem?

Alexandre Lyra Leite

Ficha Artística

libreto e encenação Alexandre Lyra Leite
música original The Gift
com Afonso de Melo, Alexandra Reis, Catarina Trota, Elsa Paulo, Isabel Gaivão, Peter Michael
movimento Catarina Trota
figurinos Chissangue Afonso
vídeo Monkey!
figuração especial Cristina Esteves Correia, José Ricardo Ribeiro, Luís António, Samuel Horta, Susy Ferreira
direcção técnica Vasco Soares, Rui Soares Costa
assistência técnica Sérgio Querido, João Ceitil
consultora artística Rita Leite
fotografia Rodolfo Morte
assistência de produção Elsa Paulo, Ana Patrícia Inocêncio
projecto gráfico Monkey!
produção executiva Dora Nobre
produção Inestética 2003

projecto financiado por Câmara Municipal de Vila F. Xira, Ministério da Cultura / IPAE
apoios Arte Franca, Clube Vilafranquense, Cópias&Cia, Estúdios Queiróz, Grupo Obriverca, Hipermercado Modelo, Ideia Clara design, Innovagency, Jornal Vida Ribatejana, McDonald’s (Vilafranca Centro), RL – Rádio Lezíria, Soartes – Artes Gráficas, Vilafranca Centro

fantástico | M/12 | 1h20


Vila Franca de Xira
Cinema Imax, 27 fev a 29 mar 2003

Lisboa
Casa d’Os Dias da Água, 16 a 25 set 2004

Estarreja
Festival ESTA 2004, 23 out 2004

Almada
IX Mostra de Teatro, 15 fev 2005

Media / Imprensa

“A Rua de Baixo teve a oportunidade de estar presente numa das últimas apresentações do espectáculo e pôde constatar a razão do sucesso e das críticas positivas. (…) Para além da excelente interpretação por parte dos actores, “The Scum Show” tem muitos pontos a favor. A originalidade e a capacidade de adaptação de um texto magnífico, conseguindo aliar a música com o vídeo e o teatro, são factores que fazem deste projecto algo que merece ser reposto. (…) A banda sonora é fantástica.”
Rua de Baixo (portal internet)

“Fantástico, simplesmente fantástico a todos os níveis: actores, texto, tratamento visual e banda sonora.”
Pipoca Rasca (blog)

“O humor negro volta a estar em cena, acompanhado pela banda sonora da autoria de Nuno Gonçalves ( The Gift ) e por um rigor extremo na criação de figurinos.”
Letras Soltas (blog)

“(…) um disco que corre o risco de se tornar uma raridade dos Gift.”
Antena 3

“(…) um dos espectáculos mais originais e surpreendentes deste ano. (…) uma peça em que o humor negro anda de mãos dadas com um sentimento poético que se cola à plasticidade do movimento, da imagem e do som. (…) A não perder.”
Oninet Lazer (portal Internet)

“(…) A proposta é, assim, um lugar de fascínio e fantástico, onde os limites do outro não acabam onde começam os nossos. Antes pelo contrário, começam aí. Toda a proposta multidisciplinar da Inestética parece querer caminhar para uma espécie de ópera-rock grosseira e quase tão abjecta quanto os “monstros” nela retratados.
(…) A banda sonora original da responsabilidade dos The Gift, associada a um trabalho plástico fortíssimo, transporta The Scum Show para uma realidade paralela que, depois da graça inicial se vai tornando mais incómoda.”
O Melhor Anjo (blog)

“(…) uma criativa adaptação da história de Tim Burton para um espectáculo ambicioso, imaginativo, descontraído, comunicativo e no entanto bizarro. A minha surpresa teatral do ano.”
MJG, Falar Alto (blog)

“A BS está fenomenal, e para quem conhece Am-Fm pode encontrar lá alguns indicios do que depois se tornou o cd dos Gift… De destacar a Overture, cantada pela Sonia Tavares, que tem tambem uma letra fenomenal… Uma verdadeira “maldição”… no começo de 48 minutos de muito boa música”
Nandita (blog)

The Scum Show | The Gift

CD à venda na nossa loja