de Francisco Campos
Projecto Ruínas
AcolhimentO
Palácio do Sobralinho, 2024
13 e 14 Set, 21:30
15 Set, 19:00
Uma festa aristocrata num palácio a poucos minutos de uma revolução.
“O Espírito – La Danse du Jour” trata, em jeito de countdown, dos acontecimentos que precedem uma revolução e como são vividos por parte de um decadente grupo de aristocratas e dos seus lacaios.
Uma comédia absurda em que o público é contagiado pelo ritmo, pela música, pelos corpos em cena, pela irrealidade das narrativas, como num sonho. Um espetáculo hipnótico, intenso, ao vivo, a não perder.
Duração: 60 minutos | M/14
Concepção e Encenação Francisco Campos
Co-criação e Interpretação Allena Svoboda, Catarina Caetano, Leonor Keil, Francisco Campos, Paulo Quedas
Desenho de Luz Nuno Patinho
Ambiente Sonoro Sofia Vitória
Figurinos Andreia Rocha
Registo e Edição Rodolfo Pimenta
Grafismo Miguel Rocha
Produção Catarina Caetano e Inês Abrunhosa | Projecto Ruínas
Financiamento MC – Direção Geral das Artes , Município de Montemor-o-Novo
Apoio Oficinas do Convento, LARGO Residências, AgitLAb, Teatro da Trindade, Quinta da Plansel
fotos © Rodolfo Pimenta
O Projecto Ruínas (Montemor-o-Novo, Évora) é uma companhia de teatro que tem procurado um caminho singular de criação através da experimentação, cruzamento de disciplinas e influências, devising e novas dramaturgias. Partindo do pressuposto de que em cada projeto tem que se percorrer um caminho novo, o Ruínas tenta nos seus espetáculos partilhar a experiência da criação com o público, de uma forma crua, desafiando limites, arriscando e abraçando as falhas.
As principais linhas de ação artística do Projecto Ruínas compreendem a criação de espetáculos e outros objetos artísticos, a itinerância, a programação do festival Noites Curtas, a formação teatral e a edição dos textos levados a cena.
Fundado em 2000 por um grupo de artistas de diferentes disciplinas, ao longo das duas décadas produziu mais de 40 espetáculos.