Avançar para o conteúdo

Contrapartituras | Quarteto Contratempus

Palácio do Sobralinho
11 Fev 2024, 18:00

Contrapartituras – Laboratório de Música em Cena

“Água traz, Água leva.”

Catarina Ribeiro e Xavier Ribeiro escrevem-nos sobre a água. Dois olhares diferentes que se encontram no mesmo espaço. Na proposta da Catarina fazemos da água um lugar de matéria sensorial, não figurativa que resulta numa ideia de “espetáculo – poema”. Da escrita de Xavier trazemos a ironia e o tempo lento como processos de encontro. São duas propostas distintas que encontram neste quarteto a versatilidade necessária, através dos recursos criativos que dispõem, mas principalmente na enorme vontade em experimentar.

1ª Obra – “Águas fragmentos e figuras” de Catarina Sá Ribeiro
2ª Obra – “Água traz, Água leva” de Xavier Ribeiro

Duração: 50 minutos (c/ intervalo) | M/6

O Contrapartituras – Laboratório de Música em Cena surge em 2021 da vontade do Quarteto Contratempus de criar oportunidades de fruição e exploração de música de câmara em cena promovendo a  criação e exploração artística alicerçadas na tecnologia e nos cruzamentos disciplinares. 
É um laboratório onde um músico pode criar um espetáculo com um artista de outra área sobre uma temática comum, criando assim o diálogo entre várias formas de expressão artística.  No seguimento dessa primeira ideia, sentimos a necessidade de procurar artistas com outras experiências que pudessem enriquecer, ainda mais, este diálogo entre expressões artísticas distintas.
Nesta terceira edição, o Contrapartituras ficará condicionado um mote que normalmente é uma frase que serve de ponto de partida para exploração: “Água traz, água leva”.

Composição: Catarina Sá Ribeiro e Xavier Ribeiro
Encenação: Nuno Preto
Interpretação: Teresa Nunes (Soprano), Miguel Leitão (Tenor), Crispim Luz (Clarinete), Carolina Leite Freitas (Violoncelo) e Bernardo Pinhal (Piano)
Desenho e Operação de Luz: Mariana Figueroa
Desenho de Som: José Afonso Monteiro
Operação de Som: João Monteiro
Desenho e Operação de Multimédia: Hugo Mesquita
Conceção do Espaço Cénico e Figurinos Nuno Preto
Coordenação de Produção e Comunicação: Marta de Baptista
Produção Executiva: Jéssica Roque
Assistente de Produção e Comunicação: João Pedro Rocha
Estagiários de comunicação: Gonçalo Almeida e Maria Cerqueira
Registo Fotografia: Pedro Sardinha
Registo Vídeo: Miguel F
Produção: Quarteto Contratempus

Contrapartituras - Quarteto Contratempus

fotos © Pedro Sardinha

O Quarteto Contratempus (QC) é uma estrutura artística que se dedica à criação, interpretação e divulgação de Ópera Contemporânea Multimédia. Teve a sua génese em 2008 na ESMAE com a formação original de Soprano, Clarinete, violoncelo e piano.
Em 2018, o Quarteto foi distinguido com o 3º Prémio Nacional de Indústrias Criativas (promovido pelo Grupo Super Bock / Serralves), bem como com o Prémio Born from Knowledge (promovido pela Agência de Nacional de Inovação) pelo seu trabalho de criação no domínio da Ópera de Câmara Multimédia. 
Trabalham diretamente com escritores e compositores portugueses, que escrevem os trabalhos que interpretam, sejam eles de música de câmara ou ópera de Câmara. Estrearam obras de compositores: Daniel Moreira, Sérgio Azevedo, Nuno Corte-Real, Telmo Marques, Jorge Prendas, Sofia Sousa Rocha, Pedro Lima, João Ricardo, Susana Nunes, João Grilo, Diogo Costa Ferreira, entre outros. Trabalha regularmente com encenadores portugueses nas suas criações de ópera sendo o seu trabalho mais regular com o encenador António Durães. Tendo, até à data, produzido mais de 10 criações de ópera e música de câmara com as quais circulou pelo território nacional, Espanha e Brasil.
Actualmente está a preparar a 1ª edição do FIATO – Festival Internacional de Ópera do Porto (2024).