Avançar para o conteúdo

Poema | Recital de Canto e Flauta Transversal

INÊS SIMÕES e JAMES STRAUSS
Concerto de Lançamento do Álbum “Poema”
Palácio do Sobralinho
28 Abril 2023, 21:30
M/6

O projeto POEMA nasce em 2022 com um concerto para a Federação da Paz de Viena e um lançamento digital para a Universal Music Group, pondo em relevo obras dos últimos 100 anos para canto e flauta transversal, de uma multitude de línguas e tradições – romeno, holandês, português do Brasil, espanhol, herança hebraica e impressionismo francês.

Inês Simões – soprano
James Strauss – flautista

Programa

– RODRIGO Joaquin (1901-1999) | Dos poemas de Juan Ramón Jiménez
– HAMBURG, Jeff (1956-) | Liedjes uit ‘Joshe Kalb’
– ROUSSEL, Albert Roussel (1869-1937) | 2 Poèmes de Ronsard, Op.26 
– IBERT, Jacques (1890-1962) | 2 Stèles orientées
– BARBOSA, Santiago (1985-) | Cantar de Lejanìa (Poema de Juan Manuel Roca)
– GUARNIERI, M. Camargo (1907-1993) | Acalanto & Cuñatan
– MALANCIOIU, Gabriel (1979-) | Linişte

Duração aprox. 60 minutos

Ouvir no Spotify
Biografias
Inês Simões soprano

Inês Simões
Com o seu timbre inconfundível, rico e luminoso, a soprano spinto portuguesa Inês Simões é conhecida pelas suas interpretações de música contemporânea, nomeadamente encomendas de obras operáticas, sinfónicas, eletrónicas e música de câmara. Faz parte do Duo Tágide, cuja programação arrojada abarca repertório do passado e do presente, bem como um espaço dedicado à canção erudita portuguesa.
Com a vinda da maternidade, a voz de Inês abriu-se às possibilidades do repertório spinto soprano, permitindo-lhe focar-se mais profundamente no repertório germânico de compositores como Richard Wagner (os Wesendonck Lieder constam regularmente nos seus concertos), Richard Strauss (com o papel de Salome adicionado ao seu repertório), e Alban Berg, cuja Suite Wozzeck, sob a batuta de Sian Edwards, motivou a sua estreia no Barbican Hall.
www.inessimoessoprano.com

James Strauss

James Strauss
James Strauss é um flautista brasileiro. Nascido no Recife, foi o primeiro brasileiro a ser diplomado como concertista em flauta (Diplôme Supérieur de Concertiste) pela Escola Normal de Música Alfred Cortot de Paris.
Sua iniciação musical se deu quando contava com quatro anos de idade, através da influência de seu pai. Foi aluno do Conservatório Pernambucano de Música e recebeu uma bolsa de estudos para o Conservatório de Paris e para a Escola Normal de Música, em 1994. Ganhou em 1998 e 1999 os prêmios de música da UFAM, respectivamente nas categorias de flauta e música de câmara. Foi solista de várias orquestras europeias e conta com um contrato discográfico exclusivo com a UNIVERSAL MUSIC GROUP. Atualmente vive em Viena, Áustria, onde atua como Professor do Conservatório Franz Schubert e flautista da Europa Chamber Orchestra.
www.james-strauss.com