Avançar para o conteúdo

Mutabilis

Ciclo Dança Invisivel
Palácio do Sobralinho
Sexta 14 Setembro 2018, 21:30
M/12

MUTABILIS é uma instalação imersiva com performance inspirada na flor do Hibiscus mutabilis, também conhecida como “rosa louca”. Esta flor floresce de manhã em branco puro, passando por um rosa vivo intenso, tornando-se violeta nos dias seguintes.
A performance desenvolve-se através do encadeamento de situações, num ciclo de cerca de quarenta e cinco minutos, com intervenção de uma intérprete de dança contemporânea acompanhada de dois performers (interpretação áudio e vídeo em tempo real).
MUTABILIS propõe um percurso onde movimento, luz, imagem e som se inter-relacionam, modificam e estimulam a percepção e os sentidos, e onde a coexistência de diferentes espaços e tempos revela a mudança como a única constante na vida.

Criação e Interpretação
Paula Pinto (movimento e figurino)
António de Sousa Dias (criação sonora e programação)
Daniel Rondulha (criação vídeo, videomapping)
Execução de guarda-roupa Alexandra Monteiro e Rafael Saldanha
Desenho de Luz Vítor Azevedo (TDI 2016), Robert Fuchs (MV 2017), Paula Pinto
Conteúdos vídeo adicionais Barbara Simões da Hora e Luís Fernandes
Produção Associação sentidosilimitados
Co-Produção Miso Music Portugal
Residências de criação O’Culto da Ajuda, Palácio do Sobralinho – Artistas no Palácio
Apoio Inestética companhia teatral, Câmara Municipal de Vila F. Xira

fotos © António Buscka

Paula Pinto
Paula é bailarina e performer que produz performances ao vivo e residências artísticas, workshops e eventos corporativos, trabalhando com equipas multidisciplinares através do projecto Compota. Iniciou seus estudos em dança com Neilma Williams (1975), continuou a sua formação nos Cursos de Bailado do Ballet Gulbenkian e mais tarde, no Centro de Dança Rosella Hightower (França). Dançou com o Ballet Gulbenkian de 1982 a 2002, os últimos dez anos como bailarina principal. Paula trabalhou com Jan Fabre no Frankfurt Ballet, com Benjamin Harkavy, Kazuko Hirabaiashi, Maggie Black e Merce Cunningham em Nova Iorque. Com o Ballet Gulbenkian dançou obras de Mats Ek, Ohad Naharin, Nacho Duato, Luís Falco, Christopher Bruce, Jirí Kylián, Itzik Galili, Hans van Manen, Mauro Bigonzetti, Vasco Wellencamp, Rui Horta, Olga Roriz, Paulo Ribeiro e Benvindo Fonseca, entre outros.

António de Sousa Dias
Compositor, artista multimédia e investigador, António de Sousa Dias divide a sua actividade entre a criação, a pesquisa e o ensino. Doutorado em Estética, Ciências e Tecnologias das Artes – Música e diplomado com o Curso Superior de Composição é Professor Associado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É autor de música para filmes, documentários e animação, bem como de obras explorando diversas formações e géneros. A performance e o teatro musical também desempenham um papel importante no seu percurso. O seu trabalho de investigação no sector da criação musical e ambientes virtuais conduzem-no actualmente aos domínios do multimédia, da instalação e da criação visual.

Daniel Rondulha
Daniel Rondulha, também conhecido por VJ DATA7, é licenciado em Design pela Universidade de Aveiro (2004). Tem vasta experiência em produção e formação em conteúdos multimédia para espectáculo, vídeo, mapeamento de vídeo, motion graphics e pós-produção. Desenvolve conceitos e projectos na área de video mapping e instalação e é co-fundador do colectivo visual VBomb, sedeado em Lisboa. Desde 2011 colabora com o projecto Compota e, entre outros projectos, integra Periférico de Alexandre Farto (Vhils) no BoCA (Bienal de Artes Contemporâneas, 2017). É co-autor do People of Light, uma videoinstalação interactiva (Festival AURA – Art of Light, 2018).