Avançar para o conteúdo

Heroínas Mortíferas

Palácio do Sobralinho
Sab 18 Abril 2015, 22:00
M/12

Heroínas Mortíferas
Ópera em cenas dramáticas
Catarina Molder soprano, concepção e direcção cénica
Francisco Sassetti piano

Grandes heroínas de grandes óperas. Amor sem limites. Mães e amantes suicidárias, sequiosas de amor. Esposas mortíferas, sedentas de sangue e poder. Amores impossíveis, amores desesperados. Grito, destino, arrepio, loucura. Noite.
Cenas chave e árias de grandes óperas, traçam este itinerário dramático e libertador. Alban Berg, Verdi, Puccini.

Sinopse
O nevoeiro instala-se, a lua ilumina com uma luz prateada a escuridão da floresta. Vem a noite. Ouvem-se ruídos, cuidado, tem cuidado.
Suor Angelica acaba de descobrir que o seu adorado filho, razão da sua clausura no convento e da sua vida, morreu. Ninguém a avisou. Canta uma canção de embalar ao filho morto e decide juntar-se a ele.
Amélia chega ao local recôndito na montanha, onde vai apanhar a erva para realizar a poção mágica que a libertará do seu amor proibido. O cenário é assustador, ouve os ruídos da floresta. Está só, cheia de medo, da floresta e da sua própria vida. Dirige-se a Deus.
Lady Macbeth acaba de receber uma carta do marido a dizer que encontrou três bruxas que vaticinaram que este seria o rei da Escócia. Rapidamente deita contas à vida e percebe que só o seu espírito calculista e sanguinário pode ajudar o marido a conseguir o seu propósito. A carnificina consome-se. Lady Macbeth enlouquece, atormentada pelas cenas horríveis que protagonizou, não consegue limpar as mãos do sangue das vítimas.

Catarina Molder tem uma extensa experiência performática e um repertório que vai de Mozart a Puccini e de Wagner a Alban Berg. Tem uma voz dramática e flexível que se move com igual facilidade num repertório mais dramático, lírico ou de teatro musical como o Kabarett ou música contemporânea.
Com o objectivo de encontrar meios ecléticos de comunicar a ópera a todos, esta soprano visionária, criou, apresentou e cantou no programa televisivo Super diva- ópera para todos, conquistando o prémio SPA para o melhor programa de entretenimento 2013. Ainda dirige e desenvolve projectos inovadores com ópera em formatos variados através da sua companhia, Ópera do Castelo.

Francisco Sasseti
Paralelamente à carreira de Interprete, tem desenvolvido um trabalho muito intenso como acompanhador, apresentando-se nas principais salas de espectáculo. Tem-se destacado como professor de piano. Neste sentido alguns jovens pianistas que passaram pelas suas mãos foram premiados em concursos nacionais e integram agora as Escolas Superiores de música Portuguesas. Leccionou na Escola Leal da Câmara e na Escola Profissional de Música de Almada. Desde 1997 integra o corpo docente da Escola Superior de Música de Lisboa, como pianista acompanhador das classes de canto, é ainda acompanhador na ANSO (Academia Nacional Superior de Orquestra).