Avançar para o conteúdo

Catarina Molder/Cª Ópera do Castelo

Memória dos Anjos
Da fé à perdição só vai um passo
– ópera, cabaret e fado –

Catarina Molder, soprano
João Espírito Santo, piano

Este recital cénico não só cruza múltiplas áreas artísticas procurando novos formatos para o tradicional recital de canto e piano , como conjuga repertórios e linguagens musicais a priori tão opostas como a ópera, o cabaret e o fado.

Partindo da grande atracção entre os opostos, como princípio unificador , pretende-se desvendar as ligações possíveis e aparentemente ocultas destas diversas linguagens musicais, plásticas e cénicas, homenageado grandes momentos e grandes intérpretes/anjos que marcaram o kabarett, a ópera e o fado.

O Canto como uma libertação superior, a sublimação dos nossos gritos, dores, alegrias e desesperos que uma cantora desenvolve num percurso iniciático, perseguida por um mundo de imagens e sombras de um cenário vivo, projectado num amplo espaço nocturno.

A fé religiosa de Puccini passa em queda vertiginosa para a “perdição” com trechos da ópera Lulu de Alban Berg e da Cantata Fausto de Schnitke, com a provocação e sensualidade cruas do kabarett alemão, nas canções de Kurt Weill, Schönberg e Hollaender e a doce melancolia do fado.

Concepção e direcção artística CATARINA MOLDER Encenação JORGE RODRIGUES Vídeo NOE SENDAS Figurinos HELENA MEDEIROS Desenho de Luzes PAULO GRAÇA Arranjos musicais (fados) JOÃO BENGALA

Ver no Youtube
Companhia de Ópera do Castelo: www.operadocastelo.com

Sab 7 Setembro 2013, 22:00