SPEAK LOW
Palácio do Sobralinho
28 Ago a 11 Set 2022
Domingos ao final da tarde
no Jardim do Palácio do Sobralinho
Primeira edição do novo ciclo de música produzido pela Inestética, dedicado ao Jazz e Spoken Word, que pretende proporcionar momentos de fruição musical sob as árvores do jardim do Palácio do Sobralinho.
Três concertos, três domingos consecutivos, ao entardecer.
ENSEMBLE
HOT CLUBE DE PORTUGAL
Long ago and far away
A música de Kenny Burrell e Wes Montgomery
28 Ago 18:00
Durante quase 10 anos, entre 2000 e 2009, esta foi a base do Septeto do Hot Clube de Portugal.
No final de 2021, passados 10 anos desde o último concerto, juntámo-nos com o mote de assinalar os 50 anos do mítico Cascais Jazz, mostrando um pouco do repertório de alguns dos músicos que por lá passaram.
Essa iniciativa empurrou-nos para uma residência mensal no Hot Clube, com o propósito de viajar no tempo e visitar música perdida no espaço ou prisioneira numa qualquer distante galáxia.
Épocas marcantes como o bebop, hard bop, cool jazz; e a música de nomes como Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Wayne Shorter, Horace Silver. Estes e muitos outros escreveram, a letras douradas, maravilhosas histórias de jazz.
No ciclo Speak Low, a nossa escolha recai sobre 2 dos mais importantes guitarristas da história do jazz e da guitarra: Kenny Burrell e Wes Montgomery.
Pedro Moreira saxofone tenor
Bruno Santos guitarra e direcção musical
João Pedro Coelho piano
Romeu Tristão contrabaixo
André Sousa Machado bateria
ANDRÉ MURRAÇAS
QUARTETO
4 Set 18:00
Formado na Escola Superior de Música de Lisboa, nos últimos anos, André Murraças tem colaborado com diferentes projetos, participando em concertos nos principais festivais, clubes nacionais e internacionais, com alguns dos músicos mais relevantes do panorama musical.
A formação deste quarteto surge da necessidade de se expressar também como compositor, partilhando a sua Música com o público e com três músicos que muito admira.
O repertório do concerto é da autoria do saxofonista e líder do grupo.
André Murraças saxofone
João Carreiro guitarra
Francisco Brito contrabaixo
Luís Candeias bateria
JOÃO CAPINHA
QUARTETO
+ ISABEL GAIVÃO
Jazz/Spoken Word
11 Set 18:00
O projecto apresenta temas originais inspirados no cancioneiro tradicional jazzístico, bem como alguns “standards” conhecidos do grande público. Todas estas composições/adaptações são realizadas num grupo que prescinde do instrumento harmónico de modo a explorar a harmonia implícita nas várias melodias, usando recursos como o contraponto ou a harmonização a vozes.
Tendo como inspiração o movimento Jazz Poetry criado pelo poeta Langston Hughes nos anos 20 do século XX em Nova Iorque, que recitava frequentemente os seus textos acompanhado por bandas de jazz, muitas vezes em modo de improviso, para este concerto, João Capinha e a actriz Isabel Gaivão aceitaram o desafio proposto pela Inestética, de cruzar música improvisada com texto falado, sem ensaio prévio, em alguns momentos do concerto.
Cláudio Silva trompete
João Capinha saxofone
João Custódio contrabaixo
Alexandre Alves bateria
Participação especial Isabel Gaivão
João Capinha concluiu a Licenciatura em Jazz e Mestrado em Música pela ESML (Escola Superior de Música de Lisboa). Tocou em diversas orquestras de jazz nacionais. É membro de vários projectos ligados ao jazz nacional. Tem tocado internacionalmente, em pequenos projectos ibéricos, passando por palcos de música africana em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal, Moçambique, Angola, Macau e vários países europeus. No contexto de música improvisada, gravou um concerto, ao vivo no Japão, ao lado de nomes como Billy Martin, Chris Lightcap e Nels Cline. Tem trabalhado em vários projectos do músico e compositor Bruno Pernadas, dos quais destaca a banda sonora do filme “Patrick” (de Gonçalo Waddington). É docente na Escola do Hot Clube de Portugal e em várias das principais escolas ligadas ao Jazz na região da grande Lisboa.
+
Isabel Gaivão
Nasceu em Lisboa. Estudou teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e no Herbet Berghof Studio em Nova Iorque. Trabalhou em televisão e em teatro com diversos encenadores, destacando-se JER (ensemble Jer), Luís Castro (Karnart) e Alexandre Lyra Leite (Inestética). Trabalha regularmente com crianças em workshops e aulas de expressão dramática. Participou em vários projetos destinados ao público infantil, tendo trabalhado nomeadamente com João Carneiro, Mário Trigo, Rui Pisco. Em 2009 iniciou a sua colaboração com Sérgio Pelágio no projeto Histórias Magnéticas.
Programação / Produção Executiva
Rita Leite
Direcção de Produção
Alexandre Lyra Leite
Direcção Técnica
Fernando Tavares
Assistência Técnica
Inês Maia
Apoio à Produção
Susana Serralha, Elsa Paulo
Produção
Inestética
Estrutura artística financiada por
República Portuguesa – Cultura
Direção-Geral das Artes
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Apoios
União das Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho
Imarte
Arte Franca
M/6