O Gato Preto & Outros Fantasmas

um espectáculo de Alexandre Lyra Leite
a partir do texto “The Black Cat”, de Edgar Allan Poe

com Bruno Costa, Carina Teixeira, Catarina Caetano, Cláudia Pedroso, Cristina Santos, Fernando Oliveira, Joana Barros, João Luz, Laurinda Santos, Manuel Henriques, Mónica Santos, Sílvia Almeida, Sónia Fife, Susy Ferreira, Vasco Lavado, Catarina Trigo (acordeão), André Cardoso e Cátia Rainho (dança)

 

… mad am I not
and very surely do I not dream

 

O gato preto fugiu espavorido perante aquele cenário de horror. O sangue de D. Leonor começara a espalhar-se pelas lajes brancas do chão, quando Amélia entrou na copa. Imóvel e aterrorizada, ficou ali, junto à porta, com os sapatos ensanguentados. O Conde chamou-a. Amélia hesitou…

 


Vila Franca de Xira
Quinta de Subserra, 31 Mai a 9 Jun 2007
Quinta de Subserra, 6 a 16 Set 2007


 

“The Black Cat”, escrito por Edgar Allan Poe em 1841, é o ponto de partida para um espectáculo de Alexandre Lyra Leite, que cruza realidade e ficção, mistério e suspense, num belíssimo cenário do século XVII.
Especialmente concebido para a Quinta Municipal de Subserra, situada no concelho de Vila Franca de Xira, O Gato Preto & Outros Fantasmas conduz o espectador ao universo de Allan Poe e suas criações fantásticas, num percurso nocturno pelos salões e jardins do Palácio que promete emoções fortes…

ver fotos

 

Edgar Allan Poe nasceu em Boston, EUA (1809-1849)
Escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor. Allan Poe é considerado, juntamente com Jules Verne, um dos precursores da literatura fantástica moderna. Algumas das suas novelas, como The Murders in the Rue Morgue, The Purloined Letter e The Mystery of Marie Roget, figuram entre as primeiras obras reconhecidas como policiais, e, de acordo com muitos, as suas obras marcam o início da literatura norte-americana (fonte: Wikipédia)
PoeStories www.poestories.com
Poe Museum www.poemuseum.org

 

IMPRENSA

Allan Poe nos jardins da Quinta de Subserra
A Quinta Municipal de Subserra, em Vila Franca de Xira, é o cenário ideal para o espectáculo de mistério e suspense que a companhia teatral Inestética criou a partir do conto The Black Cat, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. O Gato Preto & Outros Fantasmas, encenada por Alexandre Lyra Leite e interpretada por um elenco de 15 intérpretes, é uma peça que introduz o público no universo de um dos maiores autores da literatura fantástica através de um percurso pelos salões e jardins do palácio da quinta.
Jornal Público, Set 2007

O Gato Preto e Outros Fantasmas
Depois do sucesso da primeira série de representações em Junho último – com todas as sessões esgotadas – a Inestética companhia teatral vai realizar uma nova temporada do espectáculo “O Gato Preto e Outros Fantasmas”,de 6 a 16 de Setembro de 2007, na Quinta Municipal de Subserra, em Vila Franca de Xira.Trata-se de uma incursão no domínio do fantástico – género recorrente no trajecto artístico da companhia – desta vez tendo como ponto de partida o texto “The Black Cat”, escrito por Edgar Allan Poe em 1841. Encenado por Alexandre Lyra Leite e especialmente concebido para a Quinta Municipal de Subserra –fundada no século XVII e situada a poucos quilómetros de Vila Franca de Xira – “O Gato Preto e Outros Fantasmas” conduz o espectador ao universo de Allan Poe e suas narrativas fantásticas, através de um percurso nocturno pelos salões e jardins do palácio, que cruza o real com a ficção, numa atmosferade mistério e suspense. Considerado como um dos precursores da literatura fantástica moderna, Edgar Allan Poe distinguiu-se com escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor.“The Black Cat” é um dos seus textos mais conhecidos e enquadra-se nos contos de horror ou góticos,que apresentam invariavelmente personagens obsessivas, predispostas para o crime.
Jornal O Mirante, Set 2007

Viagem pelo fantástico no palácio da Subserra
O Mirante TV, Set 2007
ver vídeo

 


FICHA TÉCNICA

dramaturgia e encenação Alexandre Lyra Leite
a partir do texto “The Black Cat” de Edgar Allan Poe
elenco Bruno Costa, Carina Teixeira, Catarina Caetano, Cláudia Pedroso, Cristina Santos, Fernando Oliveira, Joana Barros, João Luz, Laurinda Santos, Manuel Henriques, Mónica Santos, Sílvia Almeida, Sónia Fife, Susy Ferreira, Vasco Lavado, Catarina Trigo (acordeão), André Cardoso e Cátia Rainho (dança)
concepção visual Alexandre Lyra Leite, Nuno Dionísio
design gráfico Rita Leite
direcção técnica Nuno Dionísio
assistência técnica José Leandro
assistência de produção Ana Marta Pereira, Daniela Moura, Francisco Horta, José Ricardo Ribeiro, Pedro Casquinha
produção Inestética companhia teatral
agradecimentos Escola Superior de Teatro e Cinema, Centro Cultural da Malaposta
estrutura financiada por Câmara Municipal Vila F. Xira
apoios Clube Vilafranquense, Arte Franca, Ideia Clara, Vida Ribatejana, McDonalds VilaFranca Centro, MultiOpticas Vila Franca de Xira, Tipografia Soartes

 

 

topo