KEEP THE STREETS EMPTY FOR ME
de Ana Vilela da Costa e Marina Leonardo
Audiowalk / Performance, 2022
Keep the Streets Empty for Me é um percurso sonoro (audiowalk) idealizado para o espaço que circunda o Palácio do Sobralinho. Duas vozes guiam o público pelo espaço enquanto refletem sobre o lugar da performance e o lugar da arte no mundo contemporâneo, com ênfase nas questões ambientais e pós-humanistas. Este projeto pretende colocar o público numa posição de confronto entre o espaço onde se encontra, onde a natureza é preponderante, e a presença de uma atmosfera sonora contrastante.
No seu livro “A Field Guide to Getting Lost”, Rebecca Solnit faz uma breve e concreta descrição do que é uma ruína: “O que é uma ruína afinal? É uma construção humana deixada ao abandono para a natureza, e um dos fascínios da ruína é a sua indomabilidade”. As pessoas constroem a cidade e a natureza destrói a cidade, num processo cíclico que acontece quando as construções, os equipamentos e as infra-estruturas urbanas deixam de ter interesse económico. Neste processo, a que podemos chamar de destruição, mas também de erosão, transformação ou apropriação invasiva de um espaço, é criada a ruína.
Um dos objectivos deste percurso sonoro é confrontar a ruína com os possíveis ecos do seu passado criando um efeito sinestésico no espectador-ouvinte. Pretende-se fazer uma visita guiada pelos detalhes que habitam os jardins do Palácio, tratando-os como universos interligados, expandindo o seu tempo e extraindo as suas histórias.
Keep the Streets Empty for Me é uma reflexão sobre o presente, o colapso ambiental, neo-liberalismo e pós-humanismo tendo como referência as obras de Rebecca Solnit, Mark Fisher, Timothy Morton, Donna J. Haraway, entre outros.
Ficha Artística / Técnica
Criação Ana Vilela da Costa e Marina Leonardo
Intérpretes Ana Vilela da Costa e Marina Leonardo
Sonoplastia Diogo Rodrigues
Registo fotográfico e de vídeo Martim Ramos
Direcção técnica Fernando Tavares
Assistência técnica Inês Maia
Design gráfico Rita Leite
Apoio à produção Susana Serralha
Produção Inestética companhia teatral
Projecto financiado por República Portuguesa – Cultura,
DGArtes e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Apoios Arte Franca, Imarte
Media Partner RADAR 97.8 FM
Sessões
Vila Franca de Xira
Palácio do Sobralinho, 5 a 15 Mai 2022 (estreia)
60 min | M/12
© Martim Ramos