Avançar para o conteúdo

Oficina aberta de criação de objectos e histórias

Dom, 8 Janeiro 2017, 11:00
Palácio do Sobralinho
Todas as idades

Pais e filhos estão desde já convidados a participar na oficina aberta de criação de objectos cénicos a partir de diversos materiais (naturais e recicláveis) e criação de histórias inspiradas nos adereços construídos, a decorrer no âmbito da residência artística que Catarina Caetano e Nuno Borda de Água realizarão no Palácio do Sobralinho, para criação do novo projecto “Atelier Paixão”.

Sobre o projecto a desenvolver em residência artística

“Atelier Paixão” é uma estória de amores e de segredos. Emília trabalha numa oficina muito particular, herança de família, onde tem um ofício delicado: Emília restaura corações. Corações que batem, em ritmos diferentes, que por vezes se partem, têm mossas, têm segredos e precisam de cuidados. Emília escuta as suas histórias, as suas lamúrias, desabafos, confidências, e guarda-as com todo o cuidado. Vive através destas histórias, e assim faz as suas viagens e constroi o seu imaginário.
Escrito a partir de recolhas de histórias, ideias e relatos, “Atelier Paixão” pretende ser um espectáculo sensorial no âmbito da representação, da estética, da plasticidade e do ambiente sonoro. A cada momento, procuramos acordar e aguçar sentidos, envolver o espectador e, mais do que fazer pensar, fazer sentir, fazer bater os corações, um bocadinho mais depressa!
Propõe-se um processo de construção e criação artística com grande atenção ao universo imagético e imaginário. A nível de interpretação, partimos de alguns dos princípios do Teatro Físico, Teatro de Gesto e Teatro Visual. Ao mesmo tempo, desenvolve-se um espaço cénico multifacetado, profundamente interactivo e versátil, a partir do qual toda a estória será contada. Esta interactividade será ainda enriquecida pelo trabalho de vídeo e de criação do ambiente sonoro que interagirão com a cena e darão textura e profundidade ao objecto artístico. A concepção plástica e dramatúrgica servirão a criação de uma experiência sensorial do espectador desde o primeiro momento, sendo esse um dos principais objectivos deste projecto.
Pretende-se um envolvimento do público, primeiramente com uma oficina de criação de objectos cénicos a partir de diversos materiais (naturais e recicláveis) e uma oficina de trabalho de criação de texturas em vídeo, que integrarão cada apresentação. Posteriormente, serão trabalhados caminhos para a participação do espectador durante a apresentação em si, nomeadamente a nível da exploração do ambiente sonoro do espectáculo.

Sinopse
Qual o som de um coração desafinado?
Alguma vez partiste um coração?
Será que derrete um coração gelado?
A Emília sabe. De corações a Emília sabe, a Emília percebe, é de família. E desde pequena que guarda, no seu coração, os segredos de corações alheios.
Emília tem um ofício, que muito estima e se orgulha: trata de corações. Cardiologista? Não!Isto de reparar corações tem mais de arte do que de ciência, pelo menos assim é no atelier da família Paixão – cuidamos do seu coração!

Ficha Técnica e Artística
Criação_ Catarina Caetano e Nuno Borda de Água
Produção_ Projecto Ruínas
Vídeo_ Rodolfo Pimenta
Apoio à Criação_ Lara Silva e Alexandra Gonçalves