Avançar para o conteúdo

Taranta + Torta, Lenta, Partida, Suspensa

Palácio do Sobralinho
Sab 17 Setembro 2022, 21:30
Ciclo Dança Invisível

Taranta – 1º andamento

“Taranta é uma performance – exposição que surge a partir de textos que escrevo desde 1993 e que resgato para a criação de movimento. 

O título remete para o ponto central desta criação, onde exponho e represento o que escrevo enquanto manifestações de explosões internas, de momentos atrapalhados que não se chegam a resolver, relâmpagos de palavras que pedem para sair mesmo que de forma tosca, que estão sempre a surgir e sempre presentes no que faço.

Esta prática de escrita, que acompanha desde sempre o meu trabalho performativo, tem ocupando um lugar de complemento às minhas pesquisas. Em Taranta, desafiei-me a retirar estes textos da sombra e a usá-los como o centro do trabalho. Um trabalho que não se resolve aqui, que não é para resolver, ao qual nem sequer gosto de chamar trabalho, mas de Taranta.”

Criação, Interpretação e Textos Bruna Carvalho
Desenho de Luz e Direção Técnica Zeca Iglésias
Música Bruna Carvalho
Produção Bruna Carvalho
Imagens Bruna Carvalho, Zeca Iglésias, Eduardo Hall, Carolina Martins
Vídeo Fernando Figueiredo, João Martinho, Eduardo Hall
Apoios Livraria Ler Devagar, Forum Dança, Galeria Geraldes da Silva, Inestética Companhia Teatral, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Duração: 17 min

+

Torta, Lenta, Partida, Suspensa

“Da batida sem tempo vou partir, para uma coisa que se desmanche. Sem pensar. Quando soar a pancada torta, saio desfeita, pelos sentidos tomados pelo ruído. Não me quero equilibrar muito. Deixarei a pele vibrar pelo momento. E os batimentos sem compasso tomar conta do andamento. O corpo sem matéria pelo espaço, em desembaraço da forma.
Do momento suspenso ficam coisas lentamente esquecidas, que deixam nos ouvidos os barulhos que os olhos viram acontecer. 
E estremecendo de pausa em pausa tocam-se mundos, onde passeio sem caminhos para fazer.” 

Criação e Interpretação Bruna Carvalho
Música Bruna Carvalho
Desenho de Luz e Direção Técnica Zeca Iglésias
Produção Bruna Carvalho 
Imagens Bruna Carvalho
Vídeo Carolina Martins
Apoios Damas – Bar e Sala de Concertos, Inestética Companhia Teatral, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

Duração: 18 min