Avançar para o conteúdo

Gato Gourmet #2 – Edward Gorey, de garfo e faca

Palácio do Sobralinho
26 Jan 2019, das 17:00 às 19:00
Gato Gourmet #2 – Edward Gorey, de garfo e faca…

A segunda sessão do Gato Gourmet propõe um enredo com base na experiência gustativa e visual dos pratos a apresentar, tendo por mote a vida e obra de Edward Gorey, artista norte-americano que serviu de inspiração para Noir, a mais recente produção da Inestética companhia teatral.

Um cineasta muito influenciado pelo imaginário de Edward Gorey é Tim Burton. Ao contrário deste último, Gorey não gostava de ter o seu trabalho referido como macabro ou assustador. Apesar dos seus livros exporem aspetos cruéis dos personagens, ele nunca retratou qualquer violência explícita.

Gorey usaria situações de ansiedade para retratar o sentimento de terror nos seus leitores. Este terror implícito – que é normalmente mais lento e agonizante – tem aqui algum paralelismo com o cozinhado a lume brando, vagaroso, que se propõe no prato principal da ementa, na cor presente nos pratos a degustar, nos utensílios de cozinha como os esmagadores de batata e finalmente nos talheres que inofensivamente usamos no nosso quotidiano: o garfo e a faca.

Ementa de degustação

Tarteletes de queijo com compota de tomate
Risotto Gato Gourmet
Barriga de Porco em cozinhado lento com batata doce roxa assada
Bolo Red Velvet
Aspic de Mirtilos

Cristina Rodrigues Pereira Guia-intérprete nacional, licenciada em Turismo e Património pelo INP, ex-docente desta escola. Pós-graduação em Gestão de Ensino à Distãncia pela Universidade Complutense de Madrid. Membro da direcção e co-fundadora da Inestética Associação Cultural de Novas Ideias, membro da equipa dinamizadora de eventos do projecto Palácio – Espaço de Difusão das Artes, nomeadamente do espaço de debate FALA! Propostas para este Milénio e Cozinha com Histórias – Oficinas Gastronómicas. É ainda a responsável pelo catering da equipa e dos artistas convidados no âmbito da programação do Palácio – Espaço de Criação e Difusão das Artes (Palácio do Sobralinho).

Maria João Martinho Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e desempenha desde 1999 funções de técnica superior de História da Arte no Museu Municipal de Vila Franca de Xira, onde se dedica ao estudo, salvaguarda e divulgação da história e património culturais daquele concelho. A par da sua profissão, tem um verdadeiro amor pela arte de cozinhar, tendo participado em diversos workshops, designadamente com Isabel Zibaia Rafael (autora do blogue “Cinco Quartos de Laranja”, premiado em 2011, 2012 e 2014 como o melhor blogue do ano na área de culinária gastronomia pelos leitores), de Célio Cruz (autor do blogue “Sweet Gula) ou de Sílvia Martins (autora do blogue “Bocadinhos de Açúcar”). Foi um dos seis vencedores do passatempo lançado, no final de 2014 pela empresa Riberalves, o que lhe permitiu cozinhar com o chef José Avillez, premiado com duas estrelas Michelin. É autora de workshops dedicados à cozinha vegetariana, desde setembro de 2014, bem como da página do facebook Art & Cook, dedicada ao tema da culinária. Participou recentemente no programa “Cook Off – Duelo de Sabores”, na RTP.

Ficha Artística

Concepção e Apresentação
Cristina Rodrigues Pereira e Maria João Martinho
Confecção Maria João Martinho, José Ricardo Ribeiro Ferreira, Cristina Rodrigues Pereira
Apoio técnico Fernando Tavares
Apoio à produção Daniel Martinho, Inês Loureiro dos Santos, Jorge L. Santos, Rita Leite, Susana Serralha, Cátia Costa
Produção Inestética 2019