Avançar para o conteúdo

As Flores do Mal – Poemas que se Comem – Afrodite, entre a Virtude e o Pecado

Palácio do Sobralinho
Sab 23 Nov 2019, das 17:00 às 19:00

(inclui degustação)

#2 AFRODITE, ENTRE A VIRTUDE E O PECADO…

Inspirada nos poemas proibidos do livro “Les Fleurs du Mal” de Charles Baudelaire, que serviu de inspiração à mais recente ópera da Inestética companhia teatral, a 2ª sessão da tertúlia gastronómica As Flores do Mal – Poemas que se Comem irá abordar o tema da Mulher na vida do autor.

A Mulher é fatalmente sugestiva; vive de uma outra vida além da sua própria: vive espiritualmente nas imaginações que frequenta e fecunda

in “Os Paraísos Artificiais” de Charles Baudelaire

Quem foram as mulheres que o inspiraram?
Como outros aspectos da sua complexa personalidade, este era mais um em que se manifestou paradoxal: misógino desprezava a Mulher no que na sua condição havia de mais natural, sexualmente as mulheres atraíam-no e como poeta prestou-lhes culto.
Frequentou bordéis, como muitos dos seus contemporâneos e tornou uma exótica e enigmática actriz mestiça na sua Vénus Negra, amante, confidente e amiga.
Sendo o artista culto e conhecedor da literatura e mitologia greco-latina, tendo sido educado no seio de instituições católicas e tendo vivido no, simultaneamente, puritano e revolucionário século XIX.
Charles Baudelaire rompeu com todos os cânones e cantou o Amor de uma forma expressiva e subversivamente sensual; revelando-nos o seu imaginário feminino nas mais diversas e libertinas facetas anunciando, sem postular a sua defesa, um novo paradigma de mulher que começava a emergir nas cidades, com o advento da era industrial.
A apresentação, baseada numa interpretação da obra e vida do autor, decorrerá ao longo de três momentos a que se atribuíram nomes femininos simbolicamente alusivos a diferentes perspectivas da Mulher.

Ementa de degustação

Quadro I – Afrodite
Pudim de Ostras (entrada)
Quinta de Pancas Arinto Reserva

Quadro II  – Eva
Bolo de Carne com Maçãs Assadas (prato principal)
Quinta de Pancas Special Selection Syrah 2015

Quadro III – Safo
Terrina de Romãs com frutos secos (sobremesa)
Quinta de Pancas Reserva Chardonnay 2006

Participação especial do enólogo residente dos Vinhos da Quinta de Pancas: Gilberto Marques (Mestrado em Viticultura e Enologia do Instituto Superior de Agronomia)


Concepção e Apresentação
Cristina Rodrigues Pereira e Maria João Martinho
Confecção
Cristina Rodrigues Pereira, José Ricardo Ribeiro Ferreira, Maria João Martinho
Apoio à produção
Ana Rato, Daniel Martinho, Inês Loureiro dos Santos, Jorge L. Santos, Rita Leite, Susana Serralha
Apoio técnico
Fernando Tavares
Produção
Inestética 2019

Apoios

Imagem: Isaac Oliver
Retrato de Henriqueta  Maria de  França rainha consorte de Inglaterra, Escócia e Irlanda casada com Charles I, século XVII