Avançar para o conteúdo

SU8MARINO

Ciclo Dança Invisível
Palácio do Sobralinho
Sex 31 Agosto 2018, 21:30
M/12

Em Su8marino, procuro possibilidades de desterritorialização como desconstrução de paradoxos, encarando o paradigma da criação enquanto produção de novas formas de subjectivação. Como construir uma matriz intersubjectiva de relações entre o entendimento da criação artística enquanto demarcação de território, como refere Deleuze, a desconstrução do poder (territorial) gerando “linhas de voo”, a produção de novos espaços, territórios possíveis e alternativos, a criação de novas configurações semióticas não absolutas e o limite da linguagem enquanto transformação em contínuo devir?
Nesta peça, o performer é também observador, público, náufrago, construtor de camadas submersas, emergindo enquanto metáfora existencial. Su8marino é um ritual, uma fronteira esbatida onde camadas de (des)(re)territorialização abrem espaço à metamorfose.
Como reagir ao universo envolvente, onde a Síria se desfaz, o Brasil encolhe, os EUA estão no limite e a Europa asfixia? Em que medida, a consciência da globalização na relação com o espaço privado, se ritualiza e se transforma num espaço poético e abstrato onde as possibilidades de existência a substituem?
Su8marino é uma peça onde os espaços globalizados permanecem, entrelaçados num espaço pessoal, num corpo específico, cheio de referências que se vão desreferenciando em busca de múltiplos.
– Joana Castro –

Concepção, criação coreográfica, cénica e interpretação Joana Castro
Música original Adriano Fontana e Joana Castro
Figurino Jordann Santos
Desenho de luz Alexandre Vieira e Joana Castro
Texto e documentação Joana Castro e Telma João Santos
Assistência de ensaios Camila Neves
Registo e edição do espectáculo Eva Ângelo
Agradecimentos Joclécio Azevedo, Renata Portas, Vânia Rovisco e Raquel Ferreira
Residências e apoios na criação Conquering the Studio 2016: a time for research de Cristina P. Leitão | Lugar Instável, DeVIR/CAPa, Palácio do Sobralinho, Inestética companhia teatral, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Centro de Criação de Candoso | CCVF, Serviço de Emergências 2016 | Teatro de Ferro
Co-produção Teatro Municipal do Porto

Joana Castro (1988, Porto) Iniciou os seus estudos no curso em dança no Balleteatro Escola Profissional em 2006, frequentou o curso PEPCC (Programa de Estudo, Pesquisa e Criação Coreográfica) no Fórum Dança em 2008, foi bolseira do Núcleo de Experimentação Coreográfica em 2009, em 2013 participa no DanceWeb Schoolarship Programme do Festival Impulstanz, em Vienna e em 2016/17 feequenta a pós-graduação de especialização em performance na Faculdade de Belas Artes do Porto.
Como co-criadora e/ou performer colaborou em peças de Né Barros, Victor Hugo Pontes, Ana Borralho e João Galante, Flávio Rodrigues, Joana Providência, Joclécio Azevedo, Carlota Lagido, entre outros.
Desde 2009 que desenvolve o seu próprio trabalho, tendo apresentado algumas das suas obras em Portugal, Bélgica e Alemanha.
Em 2012 representa Portugal nos encontros Les Repérages/Danse à Lille e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian integra a residência coreográfica Correios em Movimento/Dança em Trânsito no Rio de Janeiro.
Atualmente em digressão com o seu projeto a solo SU8MARINO.
A convite da Estufa Plataforma Cultural cria o espetáculo “Maremoto” na residência artística LAB8, a estrear nos dias 15 e 16 de Setembro no Cine-Teatro Torres Vedras, e em Outubro começa a seu novo projeto coreográfico a solo RITE OF DECAY a estrear em 2019.