Avançar para o conteúdo

Gato Gourmet #1 – Un Petit Noir

Palácio do Sobralinho
5 Jan 2019, das 17:00 às 19:00
(inclui menu de degustação)

Gato Gourmet #1 – Un Petit Noir

Na sequência do espectáculo “Noir“, recentemente estreado pela Inestética companhia teatral a partir da obra “The Loathsome Couple”, do artista norte-americano Edward Gorey, vimos apresentar “Un Petit Noir“.

“Un Petit Noir” é uma expressão francesa para “um café”.
O projecto Gato Gourmet, nome inspirado nas ilustrações de Edward Gorey que adorava gatos e livros e os usava recorrentemente nos seus desenhos, vem falar, entre outras coisas, sobre a memória desta bebida que nos inebria com o seu aroma e nos altera a química do cérebro tornando-o mais activo, vigilante e mais criativo.

Desde os cafezais, passando pelas urbes exóticas de Meca, Cairo e Istambul, pelas casas de café europeias até à Revolução industrial quando chega massivamente às classes trabalhadoras para quebrar o jejum e proteger do cansaço e do frio, o café é consumido nas suas mais variadas formas e diferentes locais.
Dos mais elegantes e boémios cafés europeus aos diners americanos, tão presentes nalguma cinematografia e literatura, o café é uma bebida quase consensual, salvo raríssimas excepções.

Também Edward Gorey frequentava assiduamente um “diner” em Old Yarmouth, Massachuset’s, o Jack’s Outback, um espaço muito particular onde tomava o seu Breakfast Dinner. E o que será isso de “diners” e de Breakfast Dinner…?
Pano para mangas numa conversa de café…

Breakfast Dinner (ementa de degustação)

Muffins com queijo Creme
Sandwich Gato Gourmet
Ovos Benedict
Sumo de fruta natural
Tarte de maçã americana com bola de gelado de nata
Café

Cristina Rodrigues Pereira Guia-intérprete nacional, licenciada em Turismo e Património pelo INP, ex-docente desta escola. Pós-graduação em Gestão de Ensino à Distãncia pela Universidade Complutense de Madrid. Membro da direcção e co-fundadora da Inestética Associação Cultural de Novas Ideias, membro da equipa dinamizadora de eventos do projecto Palácio – Espaço de Difusão das Artes, nomeadamente do espaço de debate FALA! Propostas para este Milénio e Cozinha com Histórias – Oficinas Gastronómicas. É ainda a responsável pelo catering da equipa e dos artistas convidados no âmbito da programação do Palácio – Espaço de Criação e Difusão das Artes (Palácio do Sobralinho).

Sasha Assis Lima Doutorada em Biologia (variante Ecologia Evolutiva) pela Universidade do estado do Arizona em Tucson. Paralelamente, tem desenvolvido um trabalho de pesquisa sobre a alimentação, em relação ao uso da terra e às tradições, através das fontes históricas, científicas e orais. Em Portugal, o tópico da alimentação e o interesse por redescobrir práticas antigas de gastronomia e a reutilização de produtos esquecidos, levou-a a colaborar com o Centro das Artes Culinárias do Mercado de Santa Clara, através de exposições de que foi comissária, tal como “Errâncias no Laranjal”, “Lacticínios, territórios e produtos” e “O Vinho e as Castas”. Colaborou também em “Alguidares, um utensílio para todo o Mediterrâneo” e “Comeres nómadas”. Como associada do Centro das Artes Culinárias, criou a Garrafeira que se propunha ser um centro de educação e degustação e, criou vários eventos de provas de vinhos, entre os quais o evento organizado para a Sciena e a Universidade do Algarve: A Pesca e a Gastronomia (os 40 brancos para acompanhar peixe).

Concepção e Apresentação
Cristina Rodrigues Pereira e Sasha Assis Lima
Confecção José Ricardo Ribeiro Ferreira, Cristina Rodrigues Pereira
Apoio técnico Fernando Tavares
Apoio à produção Inês Loureiro dos Santos, Jorge L. Santos, Rita Leite, Susana Serralha
Produção Inestética