Avançar para o conteúdo

Cozinha com Histórias #9 – Dieta Mediterrânica – Património Imaterial da Humanidade

Palácio do Sobralinho
Sab 18 Fev 2017, 16:00

A Dieta Mediterrânica foi classificada Património Mundial e Imaterial pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a 4 de Dezembro de 2013.
A candidatura foi transnacional e nela participaram países como Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos. Portugal teve como comunidade representativa a comunidade de Tavira.
Todos estes estados partilham a cultura mediterrânica resultado da geografia, fauna, flora, clima e das misturas e partilhas étnico-culturais ao longo dos tempos na bacia do mediterrâneo estendendo-se à faixa atlântica de Marrocos e da Península Ibérica.
É uma dieta que se caracteriza pelo uso abundante do azeite, dos cereais, legumes, frutos, ervas aromáticas e do vinho tinto como acompanhamento.

Ementa
Entradas
Tibornas
Mazzamurru (Sardenha/Itália)
Ovos mexidos com espargos e boletos
Pratos principais
Sopa Alentejana
Souvlaki de Porco (Grécia)
Sobremesas
Laranja com molho de mel, azeite, canela e flor de sal
Pudim de Alfarroba
Compotas variadas

Apoio
Quinta de Pancas, Coisas do Monte

Maria João Martinho
Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e desempenha desde 1999 funções de técnica superior de História da Arte no Museu Municipal de Vila Franca de Xira, onde se dedica ao estudo, salvaguarda e divulgação da história e património culturais daquele concelho. A par da sua profissão, tem um verdadeiro amor pela arte de cozinhar, tendo participado em diversos workshops, designadamente com Isabel Zibaia Rafael (autora do blogue “Cinco Quartos de Laranja”, premiado em 2011, 2012 e 2014 como o melhor blogue do ano na área de culinária gastronomia pelos leitores), de Célio Cruz (autor do blogue “Sweet Gula) ou de Sílvia Martins (autora do blogue “Bocadinhos de Açúcar”). Foi um dos seis vencedores do passatempo lançado, no final de 2014 pela empresa Riberalves, o que lhe permitiu cozinhar com o chef José Avillez, premiado com duas estrelas Michelin. É autora de workshops dedicados à cozinha vegetariana, desde setembro de 2014, bem como da página do facebook Art & Cook, dedicada ao tema da culinária. Participou recentemente no programa “Cook Off – Duelo de Sabores”, na RTP.

Cristina Rodrigues Pereira
Guia-intérprete nacional, licenciada em Turismo e Património pelo INP, ex-docente desta escola. Pós-graduação em Gestão de Ensino à Distãncia pela Universidade Complutense de Madrid. Membro da direcção e co-fundadora da Inestética Associação Cultural de Novas Ideias, membro da equipa dinamizadora de eventos do projecto Palácio – Espaço de Difusão das Artes, nomeadamente do espaço de debate FALA! Propostas para este Milénio e Cozinha com Histórias – Oficinas Gastronómicas. É ainda a responsável pelo catering da equipa e dos artistas convidados no âmbito da programação do Palácio – Espaço de Criação e Difusão das Artes (Palácio do Sobralinho).

Jorge Queiroz
Sociólogo, diretor do Departamento de Cultura, Património e Turismo da Câmara Municipal de Tavira e diretor do Museu Municipal de Tavira, integrou a Comissão Nacional de Candidatura da Dieta Mediterrânica à UNESCO. Autor do livro “Dieta Mediterrânica – Uma Herança Milenar para a Humanidade”.

Imagem: Luis Meléndez, Natureza Morta com Pão e Figos, 1760