Avançar para o conteúdo

Histórias Magnéticas

Palácio do Sobralinho
Sab 28 Fev 2015, 16:00
“Enquanto o meu cabelo crescia”
de Isabel Minhós Martins

Histórias Magnéticas é um projeto do guitarrista e compositor Sérgio Pelágio dedicado à composição de bandas-sonoras para histórias infantis. O resultado é uma história-contada-concerto para guitarra elétrica e voz, seguida de um atelier para o público participante.

Sérgio Pelágio e Isabel Gaivão interpretam ao vivo breves histórias, recriando os ambientes dos textos de partida e construindo – em tempo real e em conjunto com o público novos significados para as situações narradas. Através da música, da sugestão e da imagem, as crianças são estimuladas a entrar no mundo das histórias contadas e das suas personagens, desdobrando criativamente as cenas que ouvem.

Depois de cada história-concerto é realizado um atelier, com o objetivo de trabalhar de forma dinâmica, plástica e aberta o material apresentado. É dada grande importância à musicalidade do texto e são procurados na história elementos que sugiram sons e ritmos e que tenham influenciado o resultado final: palavras, expressões, imagens.

Duração aprox. 90′ (concerto+atelier)
Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos e pais

site oficial Histórias Magnéticas

// Sérgio Pelágio
Nasceu em Lisboa e iniciou os seus estudos musicais em guitarra clássica com 12 anos de idade. Mais tarde, descobriu o jazz e a música improvisada e tocou, entre outros, com David Liebman, Andy Sheppard, Graham Haynes, Frank Lacy, Norma Winston, John Abercrombie, Sylvia Cuenca, Mário Franco, Bernardo Sassetti e Mário Laginha, com quem gravou o CD “Hoje” (1994, Farol Música Lda). Em 1992, criou o grupo Idefix e editou Idefix live (1992, Miso Records). Trabalhou como compositor para os coreógrafos Paulo Ribeiro, Paula Massano, João Galante, Teresa Prima, Vera Mantero, Francisco Camacho e Sílvia Real. Em 1998, fundou com Sílvia Real as Produções Real Pelágio, dupla responsável pela criação da trilogia Casio Tone, Subtone e Tritone. O seu trabalho foi apresentado em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, Eslovénia, Reino Unido, Irlanda, Hungria e EUA. Em 2002 editou Bandas Sonoras para peças de Francisco Camacho e Vera Mantero 1993-97 (2002, Miso Records). Criou em 2009 o projeto para a infância Histórias Magnéticas. É guitarrista no trio do contrabaixista Mário Franco, grupo com o qual gravou o CD “Our Door” (Toap Records 2013). Leciona guitarra na Escola de Jazz Luís Villas-Boas em Lisboa.

// Isabel Gaivão
Nasceu em Lisboa. Estudou teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e no Herbet Berghof Studio em Nova Iorque. Trabalhou em televisão e em teatro com diversos encenadores, destacando-se JER (ensemble Jer), Luís Castro (Karnart) e Alexandre Lyra Leite (Inestética). Trabalha regularmente com crianças em workshops e aulas de expressão dramática. Participou em vários projetos destinados ao público infantil, tendo trabalhado nomeadamente com João Carneiro, Mário Trigo, Rui Pisco. Em 2009 iniciou a sua colaboração com Sérgio Pelágio no projeto Histórias Magnéticas.