Avançar para o conteúdo

Cozinha com Histórias #2 – Banquetes, jantares, merendas e refrescos nas quintas de recreio

Palácio do Sobralinho
27 Jun 2015, 16:00
(inclui degustação)

Três mulheres, uma bióloga com interesses diletantes, paixão e expertise em vinhos e boa comida, uma especialista em História de Arte e dedicada chef autodidacta, uma guia-intérprete que vibra com uma história bem contada, que gosta de reunir amigos, de uma boa conversa em redor de uma mesa bem apresentada e que cozinha para a equipa e artistas convidados do Palácio.

Estas três mulheres, Sasha Assis Lima, Maria João Martinho e Cristina Rodrigues Pereira vão pôr mãos à obra na bonita cozinha do Palácio do Sobralinho onde se ensaiarão receitas com Histórias que os participantes poderão aprender a fazer e degustarão no final de cada sessão. Passar um bom momento numa bela cozinha, conversando, experimentando e degustando em agradável companhia… eis o Cozinha com Histórias.

O Verão, em particular o seu solstício, é comemorado desde tempos tão remotos quanto os da humanidade, sendo associado a um momento de poder e magia. É o período em que os agricultores dão graças pelos frutos da sua atividade e pela presença de dias mais longos para a ela se dedicarem.
Alguns rituais pagãos consistiam, em vésperas do solstício de Verão, na realização de fogueiras e rituais de fogo para simbolizar o poder do Deus Sol e ajudar a renovar a sua energia.

Nesta edição do Cozinha com Histórias convidamos-vos, deste modo, a celebrar o Solstício de Verão e a ouvir falar das quintas de recreio enquanto espaços de sociabilidade da Corte Portuguesa, dando-se um particular enfoque à Quinta do Paço do Sobralinho, das festividades que nelas se realizavam em torno da mesa, e ao uso das frutas frescas na confeção de refrescos, bolos, marmeladas e sorvetes.

Ementa
Limonada de morangos
Marmelada de limão siciliano
Galantine de codornizes
Pão leve à Portuguesa
Sorvete de alperce

Apresentação e confecção
Maria João Martinho e Cristina Rodrigues Pereira

Maria João Martinho Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e desempenha desde 1999 funções de técnica superior de História da Arte no Museu Municipal de Vila Franca de Xira, onde se dedica ao estudo, salvaguarda e divulgação da história e património culturais daquele concelho. A par da sua profissão, tem um verdadeiro amor pela arte de cozinhar, tendo participado em diversos workshops, designadamente com Isabel Zibaia Rafael (autora do blogue “Cinco Quartos de Laranja”, premiado em 2011, 2012 e 2014 como o melhor blogue do ano na área de culinária gastronomia pelos leitores), de Célio Cruz (autor do blogue “Sweet Gula) ou de Sílvia Martins (autora do blogue “Bocadinhos de Açúcar”). Foi um dos seis vencedores do passatempo lançado, no final de 2014 pela empresa Riberalves, o que lhe permitiu cozinhar com o chef José Avillez, premiado com duas estrelas Michelin. É autora de workshops dedicados à cozinha vegetariana, desde setembro de 2014, bem como da página do facebook Art & Cook, dedicada ao tema da culinária. Participou recentemente no programa “Cook Off – Duelo de Sabores”, na RTP.

Cristina Rodrigues Pereira Guia-intérprete nacional, licenciada em Turismo e Património pelo INP, ex-docente desta escola. Pós-graduação em Gestão de Ensino à Distãncia pela Universidade Complutense de Madrid. Membro da direcção e co-fundadora da Inestética Associação Cultural de Novas Ideias, membro da equipa dinamizadora de eventos do projecto Palácio – Espaço de Difusão das Artes, nomeadamente do espaço de debate FALA! Propostas para este Milénio e Cozinha com Histórias – Oficinas Gastronómicas. É ainda a responsável pelo catering da equipa e dos artistas convidados no âmbito da programação do Palácio – Espaço de Criação e Difusão das Artes (Palácio do Sobralinho).

Imagem no cartaz: Museo de Cerámica de Barcelona, 1710