Avançar para o conteúdo

Cozinha com Histórias #4 – O Ouro das Índias

Palácio do Sobralinho
12 Dez 2015, 16:00
(inclui degustação)

“Quem controla a Especiaria controla o Universo” é a frase chave do filme de ficção científica “Dune”, dirigido por David Lynch a partir da obra homónima de Frank Herbert. A acção passa-se num planeta distante mas na Terra as especiarias asiáticas com os seus óleos essenciais e aromas usados no tempero, na conservação dos alimentos, na cosmética, na farmacopeia, etc, foram um dos produtos mais valorizados e cobiçados pelas sociedades europeias no decurso das Idades Média e Moderna.
Segundo Rosa Nepomuceno, no seu livro “Viagem ao Fabuloso Mundo das Especiarias” estas foram usadas como moeda, constituíram “dotes, heranças, reservas de capital e divisas de um reino. Pagavam impostos, dívidas, acordos e obrigações religiosas.”
As especiarias das Índias foram motivo de disputa entre os reinos europeus, a tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos em 1453 vai alterar as rotas de comércio da Ásia ao mar Mediterrâneo até aos mercados de Génova e de Veneza.
A aventura da descoberta do Oriente através das rotas marítimas pelos oceanos Atlântico e Índico teve os portugueses como protagonistas, é a chegada da frota de Vasco da Gama a Calcutá no dia 20 de Maio de 1498, praticamente um ano após a sua partida de Lisboa e dez anos depois de Bartolomeu Dias ter dobrado o Cabo da Boa Esperança que inaugura uma nova era nas relações intercontinentais. Outras nações se seguirão…Hoje já não há guerras pelo monopólio do comércio das especiarias mas não imaginamos a gastronomia e a cultura ocidentais sem a memória dos seus perfumes e sabores exóticos.
Cristina Rodrigues Pereira

Ementa
Vinho quente com especiarias
Salada marroquina
Empada de caça com salada fresca
Broas
Arroz doce com cardamomo

Apresentação e confecção
Maria João Martinho e Cristina Rodrigues Pereira

com o apoio Belong, Sal Marim

Maria João Martinho Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e desempenha desde 1999 funções de técnica superior de História da Arte no Museu Municipal de Vila Franca de Xira, onde se dedica ao estudo, salvaguarda e divulgação da história e património culturais daquele concelho. A par da sua profissão, tem um verdadeiro amor pela arte de cozinhar, tendo participado em diversos workshops, designadamente com Isabel Zibaia Rafael (autora do blogue “Cinco Quartos de Laranja”, premiado em 2011, 2012 e 2014 como o melhor blogue do ano na área de culinária gastronomia pelos leitores), de Célio Cruz (autor do blogue “Sweet Gula) ou de Sílvia Martins (autora do blogue “Bocadinhos de Açúcar”). Foi um dos seis vencedores do passatempo lançado, no final de 2014 pela empresa Riberalves, o que lhe permitiu cozinhar com o chef José Avillez, premiado com duas estrelas Michelin. É autora de workshops dedicados à cozinha vegetariana, desde setembro de 2014, bem como da página do facebook Art & Cook, dedicada ao tema da culinária. Participou recentemente no programa “Cook Off – Duelo de Sabores”, na RTP.

Cristina Rodrigues Pereira Guia-intérprete nacional, licenciada em Turismo e Património pelo INP, ex-docente desta escola. Pós-graduação em Gestão de Ensino à Distãncia pela Universidade Complutense de Madrid. Membro da direcção e co-fundadora da Inestética Associação Cultural de Novas Ideias, membro da equipa dinamizadora de eventos do projecto Palácio – Espaço de Difusão das Artes, nomeadamente do espaço de debate FALA! Propostas para este Milénio e Cozinha com Histórias – Oficinas Gastronómicas. É ainda a responsável pelo catering da equipa e dos artistas convidados no âmbito da programação do Palácio – Espaço de Criação e Difusão das Artes (Palácio do Sobralinho).