Avançar para o conteúdo

Vinhos feitos ao colo (vinhos de autor)

Palácio do Sobralinho
22 Nov 2014, 18:00
tertúlia/prova de vinhos

por Sasha Assis Lima

VINHOS FEITOS AO COLO parte da ideia de privilegiar os vinhos produzidos em pequenas quantidades com uma magnitude de investimento e uma qualidade de criação que, em nenhuma forma se reflectem no custo final de mercado.
São vinhos que transmitem os cambiantes da relação complicada entre o comportamento ambiental e as exigências da terra e a mente e o desejo de quem plantou a vinha e escolheu as castas. Partem de um sonho e de um gesto de manter viva uma memória escondida no chamado “terroir”, da valorização do legado dos antepassados e da nobreza de carácter inerente a quem quer fazer bem feito.

OS TINTOS
Casa da Carvalha / Vinhos d’Eça / Raya / Tyto Alba Companhia das Lezírias

OS BRANCOS
Quinta da Serradinha / Herdade do Cebolal / Quinta do Escudial

Sasha Assis Lima doutorada em Biologia (Variante Ecologia Evolutiva) pela Universidade do Estado de Arizona em Tucson. Fez parte de projectos de investigação e reabilitação de zonas de deserto em várias partes do mundo, nomeadamente o deserto do Thar, na Índia e, a área do Sahel do País Dogon, no Mali.
Paralelamente, desenvolve um trabalho de pesquisa sobre a alimentação, em relação ao uso da terra e às tradições, através das fontes históricas, científicas e orais. Colaboradora e associada do Centro de Artes Culinárias do Mercado de Santa Clara e comissária das seguintes exposições: «Essências no Laranjal», Lactícinios, territórios e produos», «O Vinho e as Castas». Colaborou em «Alguidares, um utensílio para todo o Mediterrâneo» e «Comeres Nómadas». Criou a Garrafeira do Cenro de Artes Culinárias e organizou em colaboração com o Sciena e a Universidade do Algarve o evento «os 40 brancos para acompanhar peixe». Organiza e participa regularmente em provas de vinhos.

Organização FALA! Propostas para este milénio
Cristina Rodrigues Pereira

Apoio Companhia das Lezírias