Avançar para o conteúdo

Concerto p/ Piano & Soprano

Concerto Piano e SopranoConcerto para Piano & Soprano
Lali Asanashvili (piano)
Ana Ventura (soprano)

Palácio do Sobralinho
Sab 18 Out 2014, 22:00

// Programa
Panis Angelicos – César Franck
Rejoice, Greatly! (Messiah) – G. F: Haendel
Nocturno nº 20 – F. Chopin (piano)
Ich folge dir Gleichfalls – J. S. Bach
Ave Maria – Michal Lorenc
Estudo op.25, nº1 – F. Chopin (piano)
Aquela Moça – Luiz de Freitas Branco
Canção do Poeta do Século XVIII – H. Villa-Lobos
Lascia ch’io Pianga – G. F. Haendel
Polonaise Sol#m – F. Chopin (piano)
Und ob die Wolke sie verhülle (Die Freischütz) – Carl Maria von Weber
Der Hölle Rache (Die Zauberflöte) – W. A. Mozart


Lali Asanashvili
nasceu na Geórgia. Possui 16 anos de formação musical.
Começou a tocar piano, aos cinco anos,e aos sete, iniciou os seus estudos numa Escola de Música.
Com dez anos, apresentou-se publicamente com o Concerto para Piano, em lá menor, de Andria Balanchivadze, com a Orquestra Nacional da Geórgia, dirigida por Maestro Jano Kakhidze.
Nessa altura, participou também no Concurso de Canção, onde foi laureada com o Primeiro prémio da Canção infantil da República da Geórgia. Com doze anos realizou o seu primeiro concerto a solo, tendo nessa ocasião começado a escrever “canções infantis”.
Ingressou na Escola Média de Música Niko Sulkhanishvili, em Telavi (estudou dois anos), e continuou estudar na Escola Média de Música nº3 Meliton Balanchivadze, em Tbilisi, onde estudou outros dois anos, tendo concluído o Curso de Piano e o Curso de Direcção de concerto (Concertmeister), com a classificação de “Excelente”. Frequentou a Universidade Pedagógica Nacional da Geórgia Sulkhan-Saba Orbeliani, em Tbilissi, num curso de especialização musical, tendo concluído, ao fim de cinco anos, a licenciatura em “Música e Método do Ensino Musical”,de novo, com a classificação de “Excelente”.
Paralelamente, começou a trabalhar no colégio Pedagógico David Guramishvili,de Tbilissi,e na Escola de Arte Musical Gogi Zabadze. Nesta última, especializou-se como Maestrina.
Já em Portugal, após um período de adaptação, realizou vários concertos: Recitais em Santarém,(Teatro Sá da Bandeira, 2007 e 2010). Interpreta ao piano parte da “Celeste” de Maurice Ravel “Mother Goose Suite”,com a Orquestra sinfónica do Algarve, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, 2010. Três concertos acompanhados pela Banda da PSP (Seixal, 2008, e Vila Franca de Xira, 2008, dirigida pelo maestro José Ferreira Brito).
Acompanha ao piano cantores do Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa, 2011.
É actualmente professora de piano na Escola de Música do Ateneu Artístico Vilafranquense, acompanha ao piano o Coro Infantil e é maestrina do coro de adultos.
É também professora do Instituto músical Vitorino Matono em Lisboa.

Ana Ventura nasceu na Lourinhã. Iniciou os seus estudos musicais em 1992 no curso de Piano, na Escola de Música L. A. Maldonado Rodrigues em Torres Vedras, até 1998.
Fez as Licenciaturas em Composição (2003) e em Formação Musical (2006) na Escola Superior de Música de Lisboa. Por fim concluiu o Curso Complementar de Canto no Conservatório Nacional em Lisboa (2011).

Canta profissionalmente em concertos de diversos estilos, cerimónias de casamentos e outras particulares.
Não se restringe à música clássica, tem uma voz versátil e renova constantemente o seu reportório vasto. Paralelamente à actividade como cantora, é professora de Formação Musical e Canto no Instituto de Música Vitorino Matono, Lisboa, uma das diversas escolas de ensino especializado da música por onde já passou.
Participou em diversas óperas e musicais, por todo o país. Já trabalhou com vários maestros nacionais e internacionais, bem como orquestras ou formações instrumentais mais pequenas. Também se apresenta periodicamente como maestrina, em concertos com os seus alunos.
Como compositora, faz diversos arranjos e composições, sobretudo para vozes, solista ou coro. www.anaventura.pt