Avançar para o conteúdo

Workshop de LINDY HOP por Abeth Farag (EUA)

Os anos 30 estão mais presentes do que imaginamos. Desenganem-se os que consideram esta década ultrapassada e sem qualquer ligação aos tempos que correm, pois o Lindy Hop veio para ficar.

O Lindy Hop (também conhecido como Jitterbug) é uma dança social a pares que nasceu nos finais dos anos 30, um período caracterizado pela música swing, uma música sincopada, com influências do ragtime, que faz logo bater o pé.

Com muitas influências do jazz (vintage, não da versão moderna), do sapateado, do Charleston (que teve um boom nos EUA nos anos 20), não é possível não te contagiares!

Data: Sab 21 Setembro 2013
Horário: 18-20h (2 horas)
Formadora: Abeth Farag (EUA)
Local: Palácio do Sobralinho
Destinatários: Quem quiser dar os primeiros passos
Requisitos: Gostar de jazz e querer dançar

Parceria: Swing Station – School of Vintage Dance: http://swingstation.pt

Abeth Farag veio viver para o Porto em 2003, para dar aulas de inglês. Tinha aprendido Lindy Hop em São Francisco com os professores Paul Overton e Sharon Ashe, mas em Portugal tinha pouca oportunidade para praticar.

Em 2007, Abeth resolveu partilhar vídeos de Lindy com os seus colegas das aulas de sapateado (que partilha as raízes do Lindy Hop), e daí a começar a ensinar-lhes passos básicos e a marcarem treinos, foi um instante. Num piscar de olhos, Abeth deu por si a dar workshops de Lindy Hop, a aprender o papel de “leader” na dança, a criar novas turmas, a trazer professores de outros países para darem workshops e a organizar o primeiro evento internacional de Lindy Hop em Portugal, o Porto Lindy Exchange, em 2009.

Em 2008 deu-se o primeiro passo de expansão para a capital, com poucas aulas (mas muito intensivas) a um pequeno grupo, e no ano seguinte deu-se a introdução do Lindy Hop na escola 1001 Danças no Ateneu Comercial de Lisboa.

O interesse estava a crescer aos poucos e as aulas tornaram-se regulares no Porto e em Lisboa.

Em Setembro de 2012, a Abeth abre oficialmente a Escola Swing Station para as aulas de Lindy Hop e Vintage Jazz, com o objetivo de também eventualmente divulgar mais o Sapateado em Portugal e trazer outras danças Vintage nomeadamente Blues e Balboa.