O Planeta das Palavras

um espectáculo de Rita Leite
a partir de José de Almada Negreiros
com Anna Carvalho e Luís Santiago
infantil

Há palavras que fazem bater mais depressa o coração (…) Cada palavra é um pedaço do universo. Um pedaço que faz falta ao universo. Todas as palavras juntas formam o Universo.

José de Almada Negreiros, “A História das Palavras”

 


Vila Franca de Xira
Palácio do Sobralinho, 8 e 9 Mar 2014
Vila Franca de Xira
Ateneu Artístico Vilafranquense, 13 Dez 2012
S. João da Madeira
Paços da Cultura, 17 Mar 2012
Vila Franca de Xira
Inestética Lounge, 26 Fev a 27 Mar 2011


 

 

Tendo como inspiração o texto “A História das palavras”, de José de Almada Negreiros, O Planeta das Palavras explora a magia da descoberta da palavra, através de uma viagem imaginária, que na sua dimensão simbólica e metafórica, conduz os pequenos espectadores ao universo da linguagem.

Um simpático comandante e uma excêntrica hospedeira comandam as operações e guiam as crianças num percurso de descoberta, como se tratasse de uma viagem espacial. Desta forma, conta-se como as ideias e as emoções se fizeram inicialmente representar por uma combinação de sinais gráficos, que mais tarde viriam a estar na origem da invenção do alfabeto.

O espectáculo aposta na criação de paisagens visuais e sonoras capazes de estimular a sensibilidade das crianças, numa vertente lúdica e sensorial. Pretende-se assim, conduzi-las à vontade de compreender e explorar o fenómeno da linguagem verbal, desvendando aquele, que para elas, é ainda um dos grandes mistérios do mundo.

Uma experiência teatral surpreendente, especialmente destinada a crianças em fase de aprendizagem da escrita e da leitura.

O Planeta das Palavras, de Rita Leite (teatro infantil)

ver fotos
imprensa/media

 

 


FICHA TÉCNICA

Direcção Artística Alexandre Lyra Leite e Rita Leite
Texto e Encenação Rita Leite
a partir de “A História das Palavras” de José de Almada Negreiros
Interpretação Anna Carvalho, Luís Santiago / Francisco Sousa
Vídeo e Animação Alexandre Lyra Leite
Concepção visual Alexandre Lyra Leite, Rita Leite
Música original e Sonoplastia Tiago Madeira
Execução cenográfica Marco Ribeiro
Figurinos Mafalda Estácio
Design gráfico Rita Leite
Assistência de produção Miriam Simas
Produção Inestética companhia teatral
Estrutura financiada pela Câmara Municipal de Vila F. Xira e DgArtes / Ministério da Cultura
Apoios Arte Franca Publicidade, Ideia Clara Design, Soartes – Artes Gráficas

Duração aprox. 45 minutos
Classificação M/4 anos

 

 


IMPRENSA

Uma aventura espacial em direcção ao mundo das palavras

No 1º andar do edifício do Café Central, em Vila Franca de Xira, está instalada uma nave espacial onde as crianças são passageiros que se sentam numa cama para ser conduzidos por um comandante e uma hospedeira. Um pirata mau roubou as palavras e os passageiros vão ajudar a descobrir várias caixas repletas de sons, letras e objectos.
Foi com muito à vontade que na tarde de domingo, 27 de Fevereiro, os pequenos passageiros tiraram os sapatos e deram algumas cambalhotas enquanto o espectáculo decorria, mas sempre com a atenção na aventura espacial que estavam a viver. É que por diversas vezes tiveram de ajudar a desvendar os mistérios das palavras, dando respostas inteligentes, que arrancaram muitos sorrisos orgulhosos aos pais.
A peça do grupo de teatro Inestética – “O Planeta das Palavras” teve como ponto de partida “A História das Palavras” de José de Almada Negreiros. “Surgiu a ideia de realizarmos um espectáculo sobre palavras, fizemos uma pesquisa e achámos que o texto do Almada Negreiros era muito interessante para depois construirmos toda a nossa peça” explica Rita Leite.
Todos os espectáculos são uma nova aventura porque nunca se sabe qual será a reacção dos mais pequenos que são convidados a entrar na peça. Um espectáculo ideal para as crianças que estão em fase de aprendizagem da escrita e leitura, embora também entusiasme os mais graúdos que se deixarem render à infância.

Eduarda Sousa, Jornal O Mirante, 3 Março 2011

 

MEDIA

Helena Nogueira muito bom… gostei muito…
Isabel Almeida Rocha
eu levei as minhas princesas ao Planeta das Palavras e elas adoraram 🙂 parabéns
Ana e Miguel Nogueira (email) Hoje levámos a nossa Francisca ( tem 6 anos) a assistir ao vosso espectáculo. Não podemos deixar de lhes transmitir o quanto gostámos: pelo trabalho de ambos os actores; pelo texto e pela mensagem; pela imagem. Divertido e inteligente. Educativo sem ser aborrecido. Parabéns (têm que o trazer às crianças do Porto….).

 

topo