Avançar para o conteúdo

MANIFESTO NADA no Festival CriaSons, Lisboa

A Inestética apresenta no dia 30 de Novembro de 2022, pelas 21:30, no Teatro Aberto, em Lisboa, a ópera “Manifesto Nada”, do compositor António de Sousa Dias, a partir de Manifestos DADA de Tristan Tzara.

Esta récita decorre no âmbito da 4ª edição do Festival CriaSons, dedicado às tendências da música de câmara portuguesa contemporânea.

MANIFESTO NADA inspira-se no irreverente movimento DADA, que no início do séc. XX provocou rupturas na percepção da arte e inspirou inúmeros artistas e colectivos de vanguarda. Tristan Tzara, considerado o precursor do movimento Dadaísta, afirma claramente com a publicação do livro “Sete Manifestos Dada” (1924) a ruptura entre poesia tradicional e poesia dadaísta, numa atitude provocatória de desconstrução e negação de todas as convenções culturais, sociais, morais, estéticas e linguísticas.

A música de António de Sousa Dias propõe uma viagem possível neste universo, cortejando a desconstrução, flirtando com a colagem, namoriscando a irreverência, num piscar de olhos a diferentes expressões musicais contemporâneas ou próximas do movimento DADA e onde a lógica não é a regra.

Fotos, Media e Biografias

Ficha Artística

Música – António de Sousa Dias
Manifestos DADA – Tristan Tzara
Libreto & Encenação – Alexandre Lyra Leite
Tradução – Rita Leite
Baritono – Rui Baeta
Soprano – Joana Manuel
Soprano – Célia Teixeira
Ensemble – Fábio Oliveira (trompete), Philippe Trovão (saxofone tenor), Guilherme Reis (contrabaixo), António de Sousa Dias (electrónica)

Produção Inestética e Musicamera Produções

A Inestética é uma estrutura artística financiada pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira